top of page
banner serra do japi.png

A cerca de 60 km de São Paulo, a Serra do Japí é um dos poucos pontos remanescentes de Mata Atlântica ainda existentes no interior paulista, com uma extensão total de cerca de 350 km quadrados, sendo que 191,70 km quadrados correspondem a área tombada, abrangendo os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. Por ser uma área de encontro entre Mata Atlântica com Floresta de Planalto, a Serra do Japí apresenta uma enorme riqueza em termos de biodiversidade.

A Fauna da Serra do Japi

É muito diversificada contendo inúmeras espécies, muitas ameaçadas de extinção. Temos diversas espécies de aves como pica-paus, bem-te-vis, gaviões, juritis e beija-flores. Entre os mamíferos destacamos os morcegos, bugios, macaco-sauás, ouriços, veados, jaguatiricas e as suçuaranas. Há também uma grande variedade de insetos, répteis, anfíbios e aracnídeos.
Ultimamente a Serra do Japi esta sendo agraciada, tamanha sua conservação ecológica, pela presença ilustre de aves exóticas como os tucanos.

A Flora da Serra do Japi

São mais de 300 espécies de árvores nativas, como aroeiras, uvaias, pitangas, ipês, etc. Existe uma grande quantidade de arbustos, plantas herbáceas, samambaias e musgos. Esta flora, além de sua beleza, possui um enorme potencial científico e medicinal que aos poucos, vem sendo desvendado.

As Águas da Serra do Japi

São diversas nascentes por toda a Serra, formando muitos córregos e também belas quedas d’água por todos os lados, são quedas pequenas, mas muito refrescantes, com sua água cristalina e pura. Podemos citar alguns cursos d’água como o córrego do Moisés, o ribeirão da Ermida, do Caguaçu (local de instalação do Haras Bosque do Içá) e o córrego do Caxambú.

Cachoeira IMG_4334.jpg

Os Caminhos do Japi:
Trilhas na Serra do Japi

São licenciadas pela Prefeitura Municipal de Jundiaí para visitação na reserva Biológica da Serra do Japí, 04 trilhas pertencentes os bairros da Ermida e da Malota, segue abaixo breve descrição:

Trilhas da Ermida:

  • Trilha do Trial (E1)

    Início no posto avançado da Guarda Municipal PA11, estacionamento no local, seguimos pela estrada asfaltada que dá acesso ao condomínio “Serra da Ermida”, por entre a floresta mesófila semidecídua e semidecídua de altitude passamos pela represa da DAE S/A, com água da serra que abastece os bairros da Eloy Chaves e Medeiros. Entrando propriamente na trilha, muito preservada e rústica, através da mata uma trilha estreita e com obstáculos como córregos das nascentes, troncos e rochas, até a cachoeira Trial (pequena queda e corredeira d’água). Percurso total de 5.800m (ida e volta) com nível 2 de dificuldade e duração média de 3 horas.

  • Trilha do Condomínio (E2)

    Início no posto avançado da Guarda Municipal PA11, estacionamento local, seguimos pela estrada asfaltada que dá acesso ao condomínio “Serra da Ermida”, por entre a floresta mesófila semidecídua e semidecídua de altitude passamos pela represa da DAE S/A, com água da serra que abastece os bairros da Eloy Chaves e Medeiros. A estrada passa a ser de paralelepípedos até a entrada do condomínio “Serra da Ermida” onde uma bica d’água espera os visitantes. Todo o percurso tem à margem a vegetação da serra com ótima qualidade do ar a boa visão da mata. Percurso total de 7.800m (ida e volta) com nível de dificuldade 1 e duração média de 3 horas, passeio ideal para a terceira idade no contato com a natureza, desde que sempre acompanhados.

Trilhas da Malota:

  • Trilha do Mirante (M1)

    Início na porteira de entrada da Reserva Biológica, sob controle da Guarda Municipal e ao pé da Base Ecológica, estacionamento restrito e pequeno, subimos por estrada de terra entre a floresta mesófila semidecídua e semidecídua de altitude, margeando um brejo de altitude, bica d’água, mirantes seguindo até o mirante do Observatório Astronômico Kiko de Mateu (Hoje em desuso), com ótima visão de toda a região em um dos pontos mais altos da Serra. Percurso total de 8.000m (ida e volta) com nível de dificuldade 01 e duração de 3:30 horas.

  • Trilha do Paraíso (M2)

    Início na porteira de entrada da Reserva Biológica, sob controle da Guarda Municipal e ao pé da Base Ecológica, com local na estrada para deixar poucos carros ou ônibus. Subimos por estrada de terra entre a floresta mesófila semidecídua, margeando brejos de altitude, bica d’água, mirantes, viveiro de mudas nativas da serra e atravessando córregos tudo por uma vegetação muito preservada, até a cachoeira Paraíso. Percurso total de 9.800m (ida e volta) com nível de dificuldade 01 e média de duração de 4:30 horas.

bottom of page